Projeto Ecotelepoles
Valorização de Plásticos Pós-Consumo no desenvolvimento de Postes de Telecomunicações Eco Sustentáveis
A PERIPLAST é uma das empresas aliadas ao Projeto Ecotelepoles, um projeto em parceria com a Proef, a Vodafone, a Resíduos do Nordeste, o PIEP e a Resifluxo.
Tendo como mote a valorização de plásticos pós-consumo, este projeto prevê o desenvolvimento de postes de telecomunicações eco sustentáveis constituídos por plásticos mistos, e o estudo do seu respetivo processo e equipamento de produção.
Substituição dos postes de telecomunicações de madeira, desenvolvidos a partir de Pinheiro Bravo ou Marítimo (com uma grande condicionante associada ao crescimento lento destas espécies), que são tratados industrialmente em autoclave por duplo vácuo e pressão, juntamente com biocida, para aumentar a sua durabilidade e evitar ataques de agentes xilófagos. O biocida comumente utilizado trata-se de uma substância perigosa que será proibida pela Comissão Europeia, pelo que o projeto pretende desenvolver uma solução alternativa, baseada em plásticos mistos, mais sustentável.
Atendendo ao tipo de tecnologia produtiva a adotar para o desenvolvimento em larga escala deste tipo de produto eco sustentável, no âmbito do projeto será igualmente desenvolvido pela Periplast um equipamento totalmente automatizado para a produção pela Resifluxo deste tipo de produto, num modelo claro de economia circular e simbiose industrial.
O Projeto Ecotelepoles faz parte da Agenda Mobilizadora para os Plásticos Sustentáveis – Sustainable Plastics, uma iniciativa da APIP – Associação Portuguesa da Indústria do Plástico, liderada pela Logoplaste Innovation Lab, que visa alavancar a transição do sector plástico para uma economia circular.
Ver mais
Noticia Jornal de Leiria (3/06/2024)
A Periplast, empresa do Grupo Poço, de Leiria, criou um equipamento inovador que permite aos seus clientes reaproveitar plásticos não recicláveis. A tecnologia tem feito
PRSE 2024
Periplast apresenta inovações sustentáveis na PRSE 2024 A Periplast esteve presente na Plastics Recycling Show Europe (PRSE) 2024, realizada em Amsterdão, onde destacou as suas
NPE 2024
Periplast participa naquela que é considerada a “maior feira dedicada ao setor dos plásticos das Américas” Com mais de 90.000m2 de espaço de exposição, incluindo